MICROCEFALIA JUSTIFICA O ABORTO? OPINE

O preconceito se apresenta de diversas formas. Dentre as situações mais corriqueiras, estão olhares abusivos, fotos indesejadas e perguntas inconvenientes. “As pessoas ficam perguntando se anda, se fala, se es
Como na maioria dos pré-julgamentos diante do diferente, muitas vezes a discriminação acontece de forma velada. “Minha mãe estava com meu filho no braço quando uma vizinha virou para o motorista do carro e disse ‘cuidado, visse, com a cabecinha de microcefalia’, relata Marcela. Entre ela e o marido, o trato é não deixar de fazer nada por causa disso. “Não deixo de sair com o bebê para canto nenhum.”
cuta”, afirma Rayana. Questionamentos que sempre vêm acompanhados de um sonoro “Bichinho, né?”.


Esse tipo de comportamento reflete uma sociedade onde são valorizados determinados padrões, explica a professora adjunta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional da UFPE Tícia Cavalcante. “Há uma visão social do que é belo, ‘normal’. As diferenças não são aceitas. Há ainda uma segregação histórica das pessoas com deficiência no Brasil, de sempre associar isso a uma doença. Quando, na verdade, a deficiência é uma condição. Isso implica até nas famílias, pois muitas vêem a situação como uma cruz”, explicou. (Alice de Souza - Diario de Pernambuco - Publicação:19/02/2016 09:56Atualização:19/02/2016 10:09)



Do UOL, em São Paulo - 01/02/201616h30 Atualizada 02/02/201617h52


A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta segunda-feira (1º/02) emergência de saúde pública internacional pela microcefalia e outras anormalidades neurológicas relacionadas ao zika vírus. Segundo a organização, a emergência exige uma resposta urgente e única, com vigilância máxima pelos governos de todo o mundo. A decisão deve acelerar ações internacionais de cooperação (com financiamento e envio de pessoas) e de pesquisa. 

O Ministério da Saúde tem registrado um aumento do número de casos de microcefalia no país. Esse aumento, ocorrido a partir do segundo semestre de 2015, vem sendo monitorado e investigado pela pasta, de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde e com o apoio de instituições nacionais e internacionais.
Ainda não é possível ter certeza sobre a causa do aumento do número de bebês com microcefalia no Brasil, mas a infecção pelo vírus Zika durante a gestação é uma hipótese provável. Todas as possibilidades estão sendo minuciosamente analisadas pelo Ministério da Saúde e qualquer conclusão neste momento é precipitada.
Mesmo sem a confirmação da correlação entre o vírus Zica e os casos inusitados de microcefalia no país, toda a população deve fortalecer o combate ao mosquito aedes aegypti, que é transmissor de três vírus diferentes: dengue, zika e chikungunya.

O aumento nos casos de microcefalia no Brasil reabriu o debate sobre aborto no país. Atualmente, no Brasil, só é permitido interromper uma gravidez em caso de risco à vida da mãe, quando a concepção foi resultado de um estupro ou quando o feto é anencéfalo.
Em entrevista exclusiva à BBC Brasil e ao programa da BBC Newsnight, a ativista Debora Diniz disse estar preparando uma ação para pedir que o Supremo Tribunal Federal autorize o aborto em gestações de bebês com microcefalia, que vêm sendo associadas ao zika vírus. O mesmo grupo do qual a antropóloga faz parte convenceu, em 2012, o STF a abrir um precedente permitindo aborto no caso de bebês anencéfalos, que não têm chance de viver fora do útero.

Como vivem os pacientes com microcefalia
TV Alagoas SBT


http://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2016/02/160204_ana_caceres_lk

'Preconceito nunca me derrubou', diz jornalista com microcefalia

4 fevereiro 2016 Atualizado pela última vez 18:24 BRST 20:24 GMT
A jornalista Ana Carolina Cáceres nasceu com microcefalia e decidiu escrever um livro para mostrar como consegue conviver com a síndrome.
Em depoimento à BBC Brasil, ela conta como passou por várias cirurgias.
Ela diz que se adaptou à escola e à universidade, mas sempre teve que lidar com o preconceito. Assista ao seu depoimento.
  • Reportagem: Ricardo Senra




0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

TRADUZIR

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS